Sobre a tendência atualizante…

Hoje quero compartilhar com vocês, um fundamento da Abordagem Centrada na Pessoa, o conceito que Tendência Atualizante, mas, ao invés de abordar pela via teórica, me permita contar uma experiência. Inicialmente, observe a foto abaixo, perceba a imagem…

Este registro fotográfico eu realizei hoje (09/08/2019) no período da manhã, quando estava andando de bicicleta com meu filho Théo, que tem 6 anos. Pedalando por uma das belas praças que nossa cidade possui, observei meu filho, pedalando sua bicicleta e enfrentando obstáculos do caminho, que na maioria das vezes ele mesmo procurava. Durante o passeio, comecei a reparar nas árvores da praça, e do seu entorno, verificando pequenos brotos, novas folhas, algumas sementes, e as coloridas flores do ipê, como estas que registrei na foto.

Ao observar as árvores, percebi que elas estavam seguindo seu ciclo de desenvolvimento. Ainda estamos passando pelo período do inverno e nossa região (norte do Rio Grande do Sul) é espectral no que se refere a temperaturas, as quais variam das temperaturas negativas no inverno, a escaldantes temperaturas no verão. Pois bem, de volta às plantas, comecei a refletir o que observava. As plantas estavam permitindo seus brotos surgirem, suas flores encantarem, suas sementes carregarem a possibilidade de novas plantas. E tal situação me fez pensar no conceito de atualização, que Rogers, inteligentemente, apresenta em sua perspectiva teórica.

Mas afinal, do que estou falando? Nesta pequena experiência da manhã, na qual posso registrar a alegria do meu filho pedalando, apostando corridas comigo; meu cansaço físico, uma vez que a pedalada não é atividade presente no cotidiano – e menos ainda no período de inverno pelo qual estamos passando; e a beleza das flores de ipê, que colorem o céu e enfeitam os galhos escuros dos ipês, pude perceber a tendência atualizante e como o contexto pode favorecer/facilitar este processo constante de movimento que dá continuidade à vida. Com o aproximar da primavera, as mudanças do clima, favorecem que as plantas permitam-se seguir seu percurso.

Bem, agora, explico como isso se relaciona com a Psicologia e a Psicoterapia na Abordagem Centrada na Pessoa.

O conceito de tendência atualizante é um fundamento central na Abordagem Centrada na Pessoa. Caracteriza-se por ser uma capacidade inerente em todo o ser vivo, para buscar o que é melhor para si. Nem sempre é algo bom, ou positivo, afinal o que é bom para uns pode ser ruim para outros. Assim podemos compreender que a atualização é algo inerente a existência. A cada momento estamos nos atualizando, estamos buscando nossa sobrevivência, mediante nosso contexto de vida.

Sendo assim, na psicoterapia, busco auxiliar, favorecer, facilitar o cliente a perceber-se consigo na relação terapêutica, para que ele possa avaliar suas atitudes, afetos, pensamentos, podendo perceber o outro e buscar novas formas de atualização, buscando a harmonia consigo e consequentemente com seu entorno, com seu campo experiencial. Esta busca, com o passar do tempo e do processo psicoterápico, pode se tornar cada vez mais intensa, na medida da consciência que a pessoa vai percebendo com o passar da terapia.

Eis que aquilo que outrora poderia ser percebido somente como uma galho seco de ipê, se (re)faz beleza na cor de uma bela flor.

Um comentário em “Sobre a tendência atualizante…

  1. Almir Emílio Biasus 9 de agosto de 2019 — 19:04

    Lindo e tem uma formosura de postura lírica, conteúdo abordagem científica de quem conhece verdadeiramente o assunto. Maravilhosa reflexão que nos faz enxergar na natureza vida em abundância. Muito linda a reflexão.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close